Contactos

Soluções Eletricas

  • Pessoa de contato: Miguel Allende
  • Telefone: +55 (11) 3781-70-81, fixo
  • +55 (11) 99169-69-92, claro
  • +55 (11) 94138-52-28, vivo
  • MSN: migueleletricista2017@outlook.com
  • Endereço postal: Rua Major Walter Carlson 839, São Paulo, São Paulo, 05567-050, Brasil

Horário de funcionamento

Renovações do site

Fios energizados

Como mexer em fios energizados

11/05/11 08:30

Nesta ocasião, esclarecerei uns pontos sobre o choque eléctrico. Se você fosse pegar uma cobra não teria que ter alguns cuidados, como antes prender o pescoço dela no chão com um pedaço de pau comprido, objectivando imobilizar sua cabeça, para depois agarrar esta mesma cabeça sem o risco de ser mordido? Assim se deve manusear também a eletricidade, usando ferramentas, roupas e sapatos apropriados, para não ser vítima do seu choque (mordida eléctrica).
Porém do mesmo jeito que existem ‘cobrinhas’ que não mordem – mas engolem, que o diga a sucuri, optimizada pelos ianques para a gigantesca anaconda – existem de igual modo fios em que podemos tocar mesmo descalços, sem nenhuma protecção, sendo estes o fio terra e o fio neutro, desde que estejam desconectados de aparelhos (veja postagem desmistificando a localização e função deles no arquivo, item 4Z, de título: Puxar fiação para chuveiro, lâmpada ou tomada, escrita em 04 de julho de 2010). Você tem que ter muito cuidado é com o(s) fio(s) fase, que é o portador da corrente elétrica – corrente esta que quanto maior for sua intensidade (voltagem) maior perigo representa, podendo até mesmo atrair você para junto dela, se você chegar muito perto. Mas apesar disso, calçando sapatos de borracha e não encostando nosso corpo em nada, poderemos também tocar este fio – em baixas tensões, é lógico – sem tomar choque.
O fio fase é o unico fio realmente eletrificado em qualquer instalação elétrica, sendo o fio neutro o retorno da fase ao passar pelo interior de aparelhos e máquinas – quando a energia disponivel estiver em 110 volts, pois quando for em 220, ela retorna pelo segundo fio fase de menor potêncial elétrico – pois ao contrário do que você pensa, não se consome de fato a energia elétrica (a energia elétrica não pode ser destruida), mas se paga por fazer uso dela, porque ela vem pelo fio fase e depois de passar pelo equipamento que energizou, volta pelo fio neutro ou segunda fase para onde veio – no caso a usina de energia, fechando então o circuito, que se repete indefinidamente. O fio terra por sua vez, desvia para a terra o excesso de eletricidade (surto elétrico) que porventura chegar à sua instalação elétrica, além de descarregar para a terra a eletricidade estática produzida pelos nossos corpos, evitando que tomemos choque ao tocar em aparelhos elétricos.
Mas então por qual razão a usina continua a produzir sempre mais? Porque há perdas (transformação) da energia elétrica na forma de calor nos condutores elétricos: fios, lâmpadas, aparelhos, máquinas, etc; sendo esta perda continuamente reposta pelo sistema.

Notícias anteriores
Fonte de enérgia altenativa
Fonte de enérgia altenativa

11/05/11 08:00

A nova forma de geração de energia
Energia solar
Energia solar

10/05/11 06:00

Usina na Califórnia produz eletricidade com a energia do sol
Dicas de eletricidade
Dicas de eletricidade

10/05/11 04:00

O que é a Eletricidade?